Importância da Transformação Digital

No início do ano, quando definimos o plano de ações de marketing para 2020, planeámos para o início do segundo trimestre a criação da primeira Newsletter da Teksajo, sobre a importância da Transformação Digital e de como as nossas soluções e serviços podem contribuir para ajudar as empresas neste processo.

Estávamos muito longe de prever a atual situação de emergência de saúde pública e de como a mesma vai acelerar o processo de transformação digital das empresas e dos estados como forma de adaptação à nova realidade imposta pela pandemia Covid-19, como ferramenta essencial para ultrapassar a inevitável crise económica associada.

Se já era determinante para o futuro dos negócios das empresas a adoção de soluções, ferramentas e serviços digitais, com capacidade de evolução e adaptação às alterações constantes aos processos e às necessidades do mercado, a pandemia irá certamente acelerar a transição para um mundo laboral em que o teletrabalho e o ensino à distância passam a ser uma realidade com efeitos permanentes, o que vai introduzir novos desafios à capacidade das empresas para transformarem os seus processos, adaptarem as suas formas de trabalho e criarem novos métodos para otimizar e rentabilizar a sua atividade.

As Tecnologias de Informação (TI) têm um papel muito importante na condução e apoio à concretização das estratégias de transformação digital nas organizações. No entanto, o sucesso da sua implementação, está muito dependente das organizações saberem gerir os processos de mudança cultural associados.

As transformações digitais e culturais necessitam do envolvimento das organizações no seu todo, da liderança com objetivos bem definidos à capacidade de comunicar as mudanças a todos os seus colaboradores. Juntamente com a tranformação dos processos e das tecnologias que suportam o negócio, é essencial que a organização implemente e tenha uma filosofia ligada à mudança e forneça às pessoas as ferramentas para apoiá-las.

A Teksajo foi criada em 2008, em plena crise financeira internacional, a que se seguiu a crise da dívida pública europeia, com forte impacto na economia Portuguesa e vamos agora enfrentar uma nova crise económica de proporções difíceis de prever, mas certamente de enormes dimensões e com impacto global em todas as economias.

A inovação e a capacidade de adaptação vão ser fundamentais para ultrapassar com sucesso os próximos tempos, que vão ser o desafio de uma vida para todos nós.

Não é altura de sermos nem otimistas nem pessimistas. Não vamos ficar todos bem a curto prazo, mas é altura de lutarmos, de encarar tudo isto com seriedade, de enfrentar os desafios e as dificuldades, sabendo que, a todos nós, cabe um papel determinante nesta luta que só venceremos coletivamente.

A especialização do conhecimento das nossas soluções e serviços e a parceria de excelência que estabelecemos com base da relação com todos os nossos Clientes e Parceiros, serão novamente a base do nosso contributo, para em conjunto apoiar as empresas na transformação digital que muda, fundamentalmente, a forma como as organizações entregam valor acrescentado aos seus Clientes.

António José Lopes
Partner e CEO

Saiba mais sobre as nossas soluções e como o podemos ajudar.
Contacte-nos para mais informações.